Apresentação de Projeto Intermunicipal para adaptação às Alterações Climáticas

21 fevereiro, 2020

Apresentação de Projeto Intermunicipal para adaptação às Alterações Climáticas

A Câmara Municipal da Mealhada, em parceria com os municípios de Montemor-o-Velho e Condeixa-a-Nova e com a CIM – Região de Coimbra, vai apresentar, dia 26 de fevereiro, pelas 10h30, no Espaço Inovação Mealhada, o projeto "Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra".

Este projeto, que mereceu a aprovação de uma candidatura comunitária, tem o objetivo de implementar ações de adaptação às alterações climáticas, bem como disseminar boas práticas nesta matéria, tendo como base os diversos planos municipais e intermunicipais, nomeadamente o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da CIM – Região de Coimbra. Visa, por isso, a criação de condições que minimizem o impacto das alterações climáticas nos territórios  e promover as boas práticas junto das comunidades.

Na Mealhada, são diversas as ações previstas: o sombreamento das áreas exteriores à EB2 da Mealhada, a nebulização de ilhas de calor no Parque da Cidade, o arranjo paisagístico na Quinta do Vale de São Romão, os arranjos exteriores e águas pluviais do Mercado de Mealhada e a instalação de duas paragens de autocarro.

A candidatura "Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra" foi aprovada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, Portugal 2020 e Fundo de Coesão, ao abrigo do Aviso de Concurso POSEUR-08-2019-11: Projetos de demonstração em matéria de adaptação às alterações climáticas e disseminação de boas práticas.

PROGRAMA

10h30>10h50 l Abertura
Rui Marqueiro l Presidente da Câmara Municipal da Mealhada
Nuno Lacasta l Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (a confirmar)
Helena Azevedo l Presidente da Comissão Diretiva do POSEUR (a confirmar)

10h50>11h30 l Apresentação do Projeto
Jorge Brito l Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra
Rui Marqueiro l Presidente da Câmara Municipal da Mealhada
José Veríssimo l Vice-presidente da Câmara Municipal de Montemo-o-Velho
Nuno Moita l Presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

11h30>11h45 l Espaço aberto a questões da Comunicação Social

11h45>12h15 l Encerramento
José Alexandrino Mendes l Presidente da CIM – Região de Coimbra
Inês dos Santos Costa l Secretária de Estado do Ambiente (a confirmar)